Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdees
Página inicial > Últimas Notícias > Inpa reúne especialistas para avaliar projetos do LBA e atualizar a agenda científica até 2021
Início do conteúdo da página

Inpa reúne especialistas para avaliar projetos do LBA e atualizar a agenda científica até 2021

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 20h12
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 20h17

Da Redação – Ascom Inpa

Fotos: Luceite Pedrosa

 

“Esses projetos, após três anos, estão sendo avaliados e estamos compartilhando os resultados com a comunidade amazônica, numa tentativa de reestruturar e atualizar a agenda científica do Programa LBA para 2017-2021”. A declaração é do gerente científico do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) do Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o pesquisador Niro Higuchi, durante a abertura do encontro científico, aberto na tarde desta segunda-feira (28), no Auditório da Ciência do Instituto. Veja a programação aqui.

O Simpósio do Programa LBA/Inpa: Projetos do edital CNPq e do GOAmazon prossegue até nesta quarta-feira (30), pela manhã, e reúne cerca de 150 pessoas, entre cientistas, técnicos e especialistas envolvidos nos projetos. 

Higuchi explica que os projetos apresentados no simpósio fazem parte da agenda de pesquisa do LBA, sendo 14 projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais seis projetos, provenientes de uma cooperação internacional, denominada Green Ocean Amazonas (GOAmazon), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

 

“O LBA é um dos programas que deram certo no Brasil e é extremamente importante para a ciência na Amazônia”, disse o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, na abertura do simpósio, que também contou com a presença do presidente do Comitê Científico do LBA e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo; e da gerente operacional do LBA e pesquisadora do Inpa, Hillandia Brandão.

Para Artaxo, observa-se no Simpósio que a pesquisa científica na Amazônia está sendo extremamente dinâmica, produzindo resultados que são estratégicos e essenciais para o estabelecimento de políticas públicas para a preservação do bioma amazônico.  “Um conjunto de universidades e institutos de pesquisas estão apresentando resultados neste encontro e temos certeza de que isso é um avanço significativo na ciência para a região amazônica”, disse.

Durante o simpósio, o pesquisador do Inpa, Bruce Forsberg, coordenador do projeto apoiado pelo Edital CNPq/LBA, falou sobre “A influência de potenciais mudanças climáticas e no uso da terra sobre a biogeoquímica do carbono e nutrientes nos rios e várzeas da Amazônia Central”. A ideia do projeto é investigar as emissões e dinâmica de CO2 (gás carbônico) e metano dentro das áreas alagáveis amazônicas e como a mudança climática e as futuras mudanças no usos da terra podem influenciar essas emissões de gases.

Segundo o pesquisador, as áreas alagáveis da Amazônia são grandes fontes de gases de efeito estufa, especialmente de gás carbônico e metano. “Fizemos muitas medidas e dimensões das dinâmicas de gases, dentro do Lago de Janaucá (a 110 quilômetros da capital, Manaus). “Estamos, hoje, modelando esses dados tentando associar aos cenários de mudança climática e mudança no uso da terra”, disse o pesquisador. “Já modelamos a influência da mudança climática sobre a vazão dos  rios na Amazônia e nas áreas alagáveis”, completou.

Para o pesquisador, de modo geral, as previsões são de que a vazão do rio, no período seco, em quase toda a bacia amazônica, ficará mais baixa, já as enchentes serão mais fortes, na parte oeste da bacia, começando por Manaus, com exceção daqueles rios que vêm do sul (Purus e Juruá), que ficarão mais secos na cheia.

 

“Por outro lado, na parte leste da Amazônia, onde há planos de construírem hidrelétricas, a vazão será menor, tanto na cheia quanto na seca, no futuro, inviabilizando essas obras em termos econômicos”, ressaltou Forsberg.     

O pesquisador do Inpa, Jochen Schongart, também foi um dos palestrantes do dia. A palestra “Distúrbios hidrológicos sobre a vegetação de florestas alagáveis por rios de água preta (igapó) na Amazônia Central: diferenciando anomalias climáticas de impactos antropogênicos”, focou nos distúrbios que são causados por eventos climáticos, como cheias extremas e secas severas.

O pesquisador também mostrou os distúrbios causados pela implementação da Usina Hidrelétrica de Balbina em cima de florestas de águas pretas (igapós), mostrando que esses impactos causam mudanças na estrutura e na composição florísticas dessas florestas alagáveis.

 

“Elas causam mortalidade em grande escala, principalmente, nas baixas topografias, que são sujeitas ao maior tempo de alagamento em comparações com condições normais. Vamos indicar o que se pode esperar no futuro com essa tendência de aumento de cheias e de secas”, disse Schongart.

Fonte: http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=2684

registrado em:
Fim do conteúdo da página