Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdees
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário "Experimento GoAmazon/LBA - Resultados e Perspectivas Futuras"
Início do conteúdo da página

Seminário "Experimento GoAmazon/LBA - Resultados e Perspectivas Futuras"

  • Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 13h06
  • Última atualização em Sexta, 30 de Janeiro de 2015, 13h44

Por Lorena Andrade – Ascom/INPA

 

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) receberá no dia 6 de fevereiro o seminário "Experimento GoAmazon/LBA - Resultados e perspectivas futuras" que terá como palestrante o Dr. Paulo Artaxo do Instituto de Física/USP e pesquisador LBA. O evento que começa às 14h no Auditório LBA – INPA Campus II Av. André Araújo, 2936, Bairro Aleixo - Manaus será aberto ao publico.

O experimento GoAmazon/LBA foi projetado para avaliar o impacto da poluição urbana de Manaus na floresta amazônica em seu entorno. Uma série de estações de monitoramento atmosférico está sendo operada antes e depois da pluma de Manaus, e nos fornecerá por dois anos um grande número de observações atmosféricas.

Estas observações irão complementar aquelas coletadas por dois aviões nos experimentos IARA e ACRIDICON, que analisaram os efeitos da pluma de Manaus em larga escala. As emissões urbanas de Manaus alteram a química da atmosfera, favorecendo a produção de ozônio e aerossóis secundários.

Segundo a gerente científica do LBA (Programa de Grande Escala da Atmosfera - Biosfera na Amazônia) Muriel Saragoussi, a ideia é que sempre que um Pesquisador do LBA venha à Manaus, eles façam palestras e cursos para apresentarem seus trabalhos. “Esperamos que todos os pesquisadores, não apenas do Inpa, se animem a conhecer mais sobre o trabalho do LBA” contou.

 

Leia a matéria completa em: https://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3485 

registrado em:
Fim do conteúdo da página