Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdees
Página inicial > Últimas Notícias > INPA, UEA e Instituto Max Planck assinam contrato de parceria para o Projeto ATTO
Início do conteúdo da página

INPA, UEA e Instituto Max Planck assinam contrato de parceria para o Projeto ATTO

  • Publicado: Segunda, 16 de Março de 2015, 14h24
  • Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2015, 14h31

Por Caroline Rocha/ Ascom INPA

 

Aconteceu nesta quarta-feira (11) a reunião para assinatura do contrato de parceria da Torre ATTO (Amazon Tall Tower Observatory) entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e o Instituto alemão Max Planck de Química e Max Planck de Biogeoquímica. A reunião foi realizada na sala de reunião da diretoria do INPA, que teve a finalidade de selar um acordo que trará benefícios com amplitude mundial.

Participaram da reunião o diretor do Inpa Luiz Renato de França; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UEA Maria Paula Gomes Mourão; o professor da UEA Rodrigo Souza; os coordenadores científicos do Projeto Torre ATTO: Antônio Manzi e Maria Tereza Piedade; representando o Instituto Max Planck, os coordenadores alemães do projeto: Juergen Kesselmeier e Florian Wittmann.

De acordo com o pesquisador do INPA e coordenador do Projeto ATTO Antônio Manzi, o convênio entre as instituições legaliza a parceria e possibilita novas aquisições de financiamento para o desenvolvimento de pesquisas climáticas na Amazônia.

“Como o projeto é de longo prazo, de pelo menos 20 anos, a assinatura se torna importante por ser um documento básico que estabelece e fortalece essas parcerias”, declarou o coordenador, onde ressaltou esta parceria dizendo que, ao longo dessa união entre os institutos o contrato será renovado constantemente após alguns meses.

Conforme o diretor do Instituto, Luiz Renato de França, a parceria selada entre o INPA e o Instituto Max Planck existe há mais de 40 anos e vem mostrando bons resultados para o avanço da ciência.

“O projeto ATTO é a continuidade de uma parceria importante que já está sedimentada e que apresentou resultados frutíferos ao longo desses anos”, afirmou França, que também informou sobre a inauguração da Torre ATTO. “Está prevista para o segundo semestre de 2015 e contará com a participação da mídia mundial”, finalizou.

 

Fonte: INPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página