Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdees
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal se reúne no INPA/LBA para divulgar previsão climática para o próximo trimestre
Início do conteúdo da página

Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal se reúne no INPA/LBA para divulgar previsão climática para o próximo trimestre

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2015, 13h16
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 19h22

Por Redação da ASCOM/INPA

 

Nesta segunda-feira (27), o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (GTPCS/MCTI) se reunirá pela primeira vez, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus, para divulgar a previsão do clima para o trimestre de maio, junho e julho. A reunião acontecerá no Auditório do Programa LBA, no Campus 2 do Instituto, localizado na rua Otávio Cabral, s/nº, bairro Petrópolis.

A reunião será conduzida pelo pesquisador do Inpa, Antônio Ocimar Manzi, e poderá ser acompanhada ao vivo, pela internet, no endereço http://videosonline.cptec.inpe.br/. Participarão como convidados desta reunião os Centros Estaduais de Meteorologia e o Instituto Nacional de Meteorologia.

O Grupo de Trabalho reúne pesquisadores do Inpa; do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), vinculados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

O Grupo de Trabalho foi instituído pelo MCTI, em novembro de 2013, com o objetivo de oferecer subsídios aos tomadores de decisões sobre o cenário climático, principalmente, em questões públicas que afetam diretamente a economia e a sociedade brasileira, como as medidas para mitigar os impactos das cheias e estiagens.

As reuniões do Grupo de Trabalho ocorrem mensalmente e são programadas para acontecer na sede das instituições participantes. A presidência do Grupo de Trabalho está a cargo do diretor do CEMADEN, o climatologista Carlos Nobre.

O Grupo de Trabalho é formado por dois segmentos: o Subgrupo de Assessoramento Científico, que tem a finalidade de coordenar os trabalhos do GT; e o Subgrupo Operacional de Previsão Climática, que desenvolve as análises climáticas diagnosticadas e de modelagem, subsidiando a elaboração da previsão climática sazonal.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página