Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cientistas preparam segunda fase de coleta de dados da Torre Alta da Amazônia
Início do conteúdo da página

Cientistas preparam segunda fase de coleta de dados da Torre Alta da Amazônia

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 14h37
  • Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2017, 14h40
imagem sem descrição.

O Observatório de Torre Alta da Amazônia (Atto, na sigla em inglês) monitora os impactos das mudanças climáticas globais na floresta ao medir as interações com a atmosfera. A infraestrutura de 325 metros de altura se localiza na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, a 150 quilômetros em linha reta de Manaus (AM), e existe graças à parceria entre Brasil e Alemanha, com investimento inicial de R$ 26 milhões.

Segundo o biólogo Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) aprovou uma proposta de 6 milhões de euros para a segunda etapa do projeto, de 2017 a 2019. "Para esta nova fase, ainda não há previsão de contrapartida nacional", disse, em mesa-redonda da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). "O Brasil precisa viabilizar um apoio à altura para 2018, e a comunidade científica envolvida tem que ser ouvida, a fim de verificar as atuais necessidades", alertou.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) sustentou a maior parte da contrapartida brasileira na primeira fase do Atto, de 2009 a 2016, com aporte de R$ 12 bilhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). "Os recursos ainda não foram totalmente alocados, mas tiveram um papel importante na construção das torres e na aquisição dos veículos", informou Val. "A parcela ainda não executada foi prorrogada até dezembro de 2018, quando poderemos finalizar toda a parte de infraestrutura."

A Torre Atto é um experimento coordenado pelo Inpa, unidade de pesquisa do MCTIC, em conjunto com os institutos alemães Max Planck de Química e Max Planck de Biogeoquímica. Inaugurado em 2015, o projeto já publicou 52 artigos científicos em torno do estudo do clima na Amazônia. "No momento, temos 99 brasileiros e 88 estrangeiros, a maioria deles alemães, entre pós-doutores, alunos de pós-graduação, pesquisadores e técnicos", comentou Val.

Instrumental de última geração

De longo prazo, o Atto deve monitorar o clima na Amazônia durante 30 anos, por meio da coleta de dados sobre os processos de troca e transporte de gases entre a floresta e a atmosfera. O complexo é composto por mais duas torres de 80 metros, que, desde 2012, fazem medições de aerossóis e dos parâmetros do tempo, como temperatura, vento e radiação solar, em alta resolução. O observatório principal ainda possibilita pesquisas inéditas de química da atmosfera, processos de transporte de massa e energia na camada limite atmosférica e processos de formação e desenvolvimento de nuvens.

Na mesa-redonda, a física Luciana Rizzo, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), relatou parte da pesquisa desenvolvida no Atto. "Por que estudar a atmosfera na Amazônia?", questionou. "Bom, a atmosfera é bastante peculiar na Amazônia porque ainda guarda características semelhantes àquela da era pré-industrial na zona continental. Numa atmosfera bastante limpa, a gente encontra poucas fontes antrópicas de emissões de poluentes. Então, a gente precisa conhecer e caracterizar essa região, com pouca interferência do homem, até para ter uma base da magnitude dessa interferência."

Ex-secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, o climatologista Carlos Nobre abordou formas de a cooperação internacional contribuir para consolidar a capacidade científica da Amazônia, ao descrever sua concepção de um laboratório perfeito, a exemplo do Atto, a partir da experiência da reunificação da Alemanha, em 1990. "A ciência e tecnologia da antiga Alemanha Oriental era muito defasada em relação ao resto do mundo. Então, o país fez um programa de criação de inúmeros institutos, mais de 20, do zero. Quando iniciamos o LBA [Experimento de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia], não existia o Max Planck de Biogeoquímica, que hoje é um dos líderes desse observatório pelo lado europeu."

Segundo Nobre, o modelo alemão pode ser aplicado para que países em desenvolvimento se apropriem da ciência para o seu desenvolvimento. "Eu sempre me perguntei: por que não podemos fazer isso no Brasil? O que os experimentos internacionais poderiam legar para capacitar a Amazônia como um todo?", sugeriu. "Uma coisa fundamental [no caso nacional] seria fixar pesquisadores de altíssimo gabarito na região. Para que isso aconteça, eles precisam de uma perspectiva de carreira e vida, mesmo com mobilidade. A ideia é que sirvam como elemento de ligação com a melhor ciência."

Outras propostas de Nobre dizem respeito a associar o "laboratório internacional perfeito" a programas locais de pós-graduação, tarefa cumprida pelo Atto; estabelecer parcerias com centros avançados no Brasil e no exterior para capacitação de pessoas; buscar a liderança de pesquisadores da Amazônia na maior parte dos trabalhos científicos; e viabilizar um apoio institucional de longo termo que assegure a continuidade e a consolidação do experimento, inclusive em relação à infraestrutura necessária.

Fonte: MCTIC