Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pós-doutorado em Química Atmosférica / Gases de Efeito Estufa com bolsa da Fapesp
Início do conteúdo da página

Pós-doutorado em Química Atmosférica / Gases de Efeito Estufa com bolsa da Fapesp

  • Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 20h41
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 13h44

O Laboratório de Gases de Efeito Estufa (LaGEE) do CCST – INPE oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Estudos do Balanço de Carbono na Bacia Amazônica, com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição vai até 31 de maio de 2018. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático 2016/02018-2 com o título “Variação Interanual do Balanço de Gases de Efeito Estufa na Bacia Amazônica e seus Controles sob Aquecimento e Variação Climática”, coordenado pela Dra. Luciana V. Gatti do CCST/INPE.


O bolsista selecionado integrará projeto que investiga as consequências e efeitos da variação climática no Balanço dos Gases de Efeito Estufa da Bacia Amazônica, causando alterações nos processos de absorção de gás carbônico e emissão de metano pela floresta, bem como os efeitos do aumento da pressão humana direta. Isto será realizado principalmente através da medição regular de perfis verticais de concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera sobre a bacia, em quarto localidades estrategicamente distribuídas para representar a Bacia Amazônica. Este projeto é uma continuidade de um programa de medidas iniciado em 2010, completando assim uma década de estudo de Balanço de Gases de Efeito Estufa na Bacia Amazônica.


 O candidato deve ter título de doutor e conhecimento na área de Química da Atmosfera, especificamente em Gases de Efeito Estufa,  Amazônia e funcionalidade da floresta, além de experiência previa em aplicação de modelos matemáticos como ferramenta de interpretação das medidas de GEE.


Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista será calcular os fluxos de carbono nas 4 localidades estudadas no projeto Temático e seu balanço anual, utilizando o método de Balanço de Massa – Integração de Coluna; realizar estudo das variáveis climáticas na Amazônia e sua correlação com balanços anuais; determinar as emissões por queima de biomassa; utilizar outras ferramentas de interpretação da funcionalidade da Floresta Amazônica como modelos de inversão; escrever artigos científicos com os resultados encontrados e Co-orientação de bolsistas de IC, MS e D. 


Os candidatos devem enviar e-mail com o título “Pos-Doc CO2 Fapesp LaGEE” para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., anexando os seguintes arquivos:


1) Curriculum Vitae;
2) carta descrevendo sua formação profissional e sua experiência com medidas de gases de efeito estufa, Amazônia e modelamento que possa ser aplicado em estudo do Balanço de Carbono; 
3) Descrição de sua motivação em participar neste projeto
4) Fornecer 3 nomes de referencia profissional que poderão ser contatados pela comissão julgadora.


A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais, além de adicionais 15% de Reserva Técnica. Na concessão inicial, o período de vigência das bolsas poderá ser de até 24 meses.
Poderá haver renovação por mais dois períodos de até 12 meses cada um, totalizando, no máximo, 48 meses de duração. Maiores informações em www.fapesp.br/bolsas/pd#2.2http://www.fapesp.br/5389.

registrado em:
Fim do conteúdo da página