Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Oportunidade de bolsa de pós-doutorado FAPESP: Estudo do balanço de carbono / Gases de efeito estufa na bacia amazônica
Início do conteúdo da página

Oportunidade de bolsa de pós-doutorado FAPESP: Estudo do balanço de carbono / Gases de efeito estufa na bacia amazônica

  • Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 20h52
  • Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 13h46

O Laboratório de Gases de Efeito Estufa do CCST-INPE (LaGEE) oferece uma oportunidade de bolsa de pós-doutorado da FAPESP para Estudos de Balanço de Carbono na Bacia Amazônica. O prazo para inscrições é 31 de maio de 2018. A bolsa faz parte do Projeto Temático 2016 / 02018-2 intitulado " Variação interanual do balanço de gases de efeito estufa na Bacia Amazônica e seus controles em um mundo sob aquecimento e mudanças climáticas – Carbam: estudo de longo termo do balanço do carbono da Amazônia", sob supervisão dos  pesquisadores Jean P. Ometto e  Celso von Randow.

 

O candidato selecionado integrará uma equipe de projeto que investiga as consequências e os efeitos das mudanças climáticas no balanço de carbono da Bacia Amazônica. O objetivo do projeto é combinar estimativas de emissões e absorção de carbono com base em um banco de dados de alta precisão de 5 anos de perfis verticais de gases de efeito estufa, com um modelo global de vegetação dinâmica para expandir a compreensão científica dos processos que controlam as trocas de carbono e resposta da floresta a mudanças ambientais regionais e globais, nesta região ecológica estratégica. Este projeto faz parte de um programa para determinar o Balanço de Gases de Efeito Estufa, iniciado em 2010, que até 2020 completará uma década de dados capazes de fornecer informações exclusivas para entender melhor o papel da Amazônia no Balanço Global de Carbono e como a Amazônia está mudando com Variações climáticas e mudança no uso da terra.

Os candidatos devem ter obtido seu doutorado nos últimos 7 (sete) anos, no Brasil ou no exterior, e demonstrado capacidade de publicar artigos científicos. Experiência anterior no uso de modelos de vegetação dinâmica /modelos de superfície terrestre, programação em Fortran 90 e análise e visualização de dados científicos em pacotes como NCL ou GrADS é desejável.

 

Aplicação:

Por favor, envie um email com o título "Posdoc FAPESP CCST / INPE" para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com os seguintes documentos em formato PDF:

 

1) carta de apresentação que descreve as qualificações e interesses científicos

2) CV curto

3) indicação de 2 nomes para referências pessoais

4) link para uma página pessoal em sites como o Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu, se disponível.

 

A oportunidade está aberta para brasileiros e candidatos internacionais. O candidato selecionado receberá uma bolsa de pós-doutorado da Fapesp. O salário corresponde a R $ 7.174,80 por mês, por 12 meses na concessão inicial, possivelmente renovável por períodos adicionais até o máximo de 48 meses. A concessão também permite o uso de um adicional de 15% do orçamento anual como Reserva Técnica, que pode ser usado para despesas com as atividades do projeto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página