Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenfrdees
Página inicial > Últimas Notícias > Em reunião, Comitê do projeto ATTO discute a finalização do projeto de engenharia da Torre
Início do conteúdo da página

Em reunião, Comitê do projeto ATTO discute a finalização do projeto de engenharia da Torre

  • Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 20h43
  • Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 20h51

Por Mariah Brandt – Ascom Inpa

Foto: Paulo Cesar Mindicello – Ascom Inpa

 

Representantes do Inpa, UEA e Instituto Max Planck formam o Comitê Científico do projeto ATTO, que faz parte do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC). Em reunião na manhã desta quinta-feira (6) os representantes das instituições que formam o Comitê discutiram os últimos passos do Projeto de Engenharia da Torre ATTO, além do projeto de alimentação da parte elétrica do sítio de pesquisa, e instrumentação da torre. O diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato França também participou da reunião.

De acordo com o gerente científico do LBA e coordenador do projeto ATTO, o pesquisador do Inpa Niro Higuchi, a reunião focou na finalização do projeto e entrega das obras previstas no contrato para o Projeto de Engenharia. “Estamos muito satisfeitos com a finalização, faltam poucas coisas pra terminar de fato, já foi instalado elevador de carga, a parte elétrica inteira e em breve os equipamentos de química da atmosfera e micrometereologia devem chegar” completou o pesquisador.

O pesquisador também destacou que a Torre ATTO segue em funcionamento desde sua inauguração em agosto de 2015. “Os dados já estão sendo coletados para algumas pesquisas, mas com a chegada dos equipamentos e a instalação deles devemos começar a receber aproximadamente 150 profissionais de graduação e pós-graduação envolvidos nessa nova fase”, contou Higuchi acrescentando que esses estudantes vêm da Alemanha e de várias partes do Brasil.

Passado o período de ajustes logísticos e técnicos, a próxima reunião do comitê deve acontecer em março de 2017, segundo o gerente científico, para tratar da continuidade das pesquisas e programas a serem desenvolvidos no projeto ATTO.

 

Fonte: http://portal.inpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/2637-em-reuniao-comite-do-projeto-atto-discute-a-finalizacao-do-projeto-de-engenharia-da-torre

registrado em:
Fim do conteúdo da página